HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
06h30 às 19h.
Sábado
06h30 às 13h.
A mialgia é a nomenclatura médica com a qual denominamos popularmente a dor muscular. Essa manifestação dolorosa pode acontecer em todo o corpo e, geralmente, é proveniente de estresse, esforço excessivo, atividades físicas ou algumas doenças específicas, como a fibromialgia. A mialgia da coxa é uma das mais comuns e causa grande incômodo.
A mialgia da coxa pode acontecer na região posterior, anterior ou dos lados da coxa e sua intensidade e tratamento têm causas distintas. Normalmente, a mialgia na coxa é resolvida apenas com repouso. No entanto, quando causada por pancadas violentas e acompanhada de vermelhidão, inchaço, ferimentos e incapacidade de movimentação, procure imediatamente atendimento médico.
Causas mais frequentes de mialgia na coxa:
A mialgia na coxa provocada por uma colisão ou golpe pode causar dor no local da pancada. Nesses casos é comum a formação de hematoma e inchaço na região atingida.
Uma atividade física intensa ou fora do habitual, como treinos de musculação na região das pernas, corridas ou pedaladas costumam provocar dores até dois dias após a atividade. Comumente, isso acontece em indivíduos iniciantes na atividade ou em episódios onde há estímulo muscular diferente, como as mudanças de séries na academia, por exemplo.
Lesões musculares como contratura, distensão ou estiramento podem provocar mialgia na coxa. Causadas por excessos em atividades físicas, movimentos bruscos, fadiga muscular ou esforço prolongado, essa dor deve-se a contração inadequada do músculo ou rupturas de fibras musculares. Além da dor, é possível acontecer perda de força muscular, dificuldades de locomoção e diminuição da amplitude do movimento.
A inflamação do nervo ciático pode apresentar um quadro semelhante a mialgia. Esse nervo ciático tem início no final da coluna e passa pela parte posterior da coxa e glúteos até os pés. O desconforto é grande e, geralmente, é acompanhado de formigamento e dificuldades de movimentação.
A meralgia parestésica é caracterizada pela compressão do nervo femoral lateral da coxa. Essa compressão provoca dor, diminuição da sensibilidade e queimação na coxa.
A mialgia provocada pela meralgia parestésica é mais frequente em homens. Entretanto, pode ocorrer em grávidas ou depois de alguma pancada na região. A dor tende a ser mais aguda quando o indivíduo fica longos períodos em pé ou caminha além do habitual.
Fonte: H. Madre Tereza