HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
06h30 às 19h.
Sábado
06h30 às 13h.
O que é pilates?
Chamado primeiramente de "contrologia", o pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.
A técnica é mais próxima a um exercício de força e é conhecida por melhora do contorno corporal, além de trazer mais força, ajustar a postura e melhorar a musculatura do centro do corpo, chamada de core.
O pilates é uma modalidade capaz de oferecer muitos benefícios ao praticante, promovendo maior consciência corporal e aumentando a flexibilidade. Além disso, sua prática pode ajudar a aumentar o prazer durante as relações sexuais.
Pilates emagrece?
O pilates pode contribuir para melhora do contorno corporal, por tonificar os músculos e ajudar na troca de gordura por massa magra. No entanto, não há queima de calorias suficiente durante a prática de pilates para que ele faça diferença no emagrecimento e na balança. O ideal, para este intuito, é aliá-lo a atividades aeróbicas, como corrida, natação ou algum esporte.
Benefícios do pilates
O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular. Com isso, ele traz alguns benefícios como:
- Melhora da postura
- Mais prazer na relação sexual
- Aumento do tônus muscular
- Maior mobilidade articular
- Evolução da marcha e corrida
- Alívio de tensões
- Foco na respiração
- Incremento da flexibilidade
Tipos de pilates
Hoje existem dois tipos de pilates, o de solo e com aparelhos. Ambos seguem os mesmos princípios e repertório, mas com algumas diferenças na forma como são feitos:
Pilates com aparelhos
Nele são usados os aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, que se baseiam em molas e podem tanto facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas como dificultar movimentos, levando o aluno a níveis mais avançados.
Pilates solo
Considerado mais difícil, pois é feito apenas com o peso do corpo, pedindo do aluno um controle muito mais dos seus movimentos e músculos. Essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, inclusive em estúdios, intercalando com o uso dos aparelhos.
Fonte: Portal Minha Vida